top of page

Pirâmide de Alvidrar

Este impressionante rochedo em forma de pirâmide ergue-se do oceano como um diamante reluzente. Foi escalado pela primeira vez na década de 1980 por Henrique Cabreira e outro escalador desconhecido, e finalmente repetida por Rui Rosado e Gonçalo Morais em 1 de julho de 2025. No topo da pirâmide, ainda se pode ver um antigo pedaço de corda usado para o rapel pela cordada da primeira ascensão. Uma nova reunião foi instalada em 2025.

Pirâmide de Alvidrar

COMO CHEGAR

Seguir de carro até à Praia da Adraga (perto de Almoçageme) e estaciona no amplo estacionamento da praia, ao lado do restaurante. O estacionamento fica um pouco antes do final da estrada e é pago durante os meses de verão.

APROXIMAÇÃO

Estacionar na Praia da Adraga, ou, se tiver um veículo todo-o-terreno, seguir pela estrada de terra até à Fojo da Adraga e estacionar nas falésias acima da Fojo da Adraga.

COMENTÁRIOS

Escalada com cordas duplas (60 m). É possível fazer rapel com apenas uma corda (60 m), o que ajuda a evitar que os nós fiquem presos em fendas ao puxar as cordas. A descida consiste em dois rapéis de 30 metros em pontos de aço inoxidável 316L com argolas. Condição das ancoragens Boa Um piton foi colocado, circa 1980, no segundo diedro próximo ao topo da via, mas provavelmente já se corroeu. Em 2025, foram instaladas duas ancoragens de descida em aço inoxidável 316L. Altura da via Aproximadamente 70 m. Restrições Sem restrições.
#
Sub Sector
Route Name
Grade
Quality
Style
Type
Rock Type
Opened by
Date
Bolt Conditions
Rebolted
1
Pirâmide de Alvidrar face E-SE
face E-SE à pedra de alvidrar
IV+, 6a
1
Traditional
Multipitch
Limestone
Henrique Cabreira, ? (Zé Pereira assistiu à abertura)
?
Good
Yes (316L)
2
Pirâmide de Alvidrar face E-SE
ROMO
6a, 6a
1
Traditional
Multipitch
Limestone
Rui Rosado, Gonçalo Morais
01/07/2025
Good
Yes (316L)
Page 1 of 1

Legendas

bottom of page